(ºwº) GRRR!!! Seja vossa pessoa bem vinda a este blog completamente inútil e onde se pode perder tempo a ler coisas que não interessam a ninguém, que a sua estadia seja agradável. (ºwº) GRRR!!!

10 de agosto de 2007

Loucura

O que é a loucura?

" é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psiquiatria clínica.

Em algumas visões sobre loucura, não quer dizer que a pessoa está doente de mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental." (Fonte Wikipédia*)


Muito bem, então a loucura são pensamentos considerados "anormais" pela sociedade, mas quem da sociedade tem o poder para dizer quem está louco?...
Os psicólogos, que estudam e formam-se baseados em estudos que normalmente são feitos por pessoas que vivem ou viveram em épocas e/ou sociedades diferentes, portanto se existem diversas sociedades neste mundo, e que todas ou quase todas se vão alterando com o tempo, como podemos afirmar que pensamentos que seriam considerados como "loucura" à 200 ou 300 anos atrás, ainda sejam considerados assim nos tempos que correm?
Será que podemos afirmar que uma sociedade diferente da nossa tenha uma definição de pensamentos "loucos" diferentes dos nossos? Será que uma pessoa louca hoje, poderá ser vista como uma pessoa sã no futuro?
É verdade que existem doenças mentais, e que torna a percepção da realidade diferente, isso é possível de se classificar como uma doença que torna uma pessoa louca... Mas na ausência de doença, como é possível classificar uma pessoa de louca, só por ter pensamentos diferentes dos da sociedade?

Wikipédia
Artigo sobre loucura


*Mantive o artigo como está na Wikipédia, incluindo os links nas palavras em azul

Sem comentários: